terça-feira, 8 de abril de 2025

DGABC: Fragmento de Everson Fernandes Boaventura

Nesta terça-feira, 8 de abril de 2025, a coluna Memória do Diário do Grande ABC celebra o aniversário de Santo André com uma homenagem à força transformadora do trabalho e da história local. O foco central desta edição recai sobre o fragmento que sintetiza a transição da vocação agrícola para o DNA industrial da nossa região:

"Para o povo desta terra os músculos são o aço,
que constroem com o suor de seu trabalho.
Deixaram no campo o laço, sua essência,
para iniciar nova história nas terras de Ramalho."

Estes versos, que integram o poema "Do laço ao aço, do cacau ao pátio industrial", são de autoria de Everson Fernandes Boaventura. Filho desta terra e formado em Biologia e Biomedicina, o autor utiliza a metáfora do "aço" para descrever a resiliência dos trabalhadores que, ao deixarem o campo, fundaram uma nova identidade nas terras de João Ramalho.

A obra faz parte do volume 2 da coletânea Poemas da Cidade (Editora COOPACESSO, 2015) e serve de moldura para o resgate histórico do memorialista Adelino Faccioli sobre a antiga "Folha do Povo". O texto ilustra como a força física e a determinação do povo andreense foram os pilares para construir o pátio industrial que hoje conhecemos.

É essa união entre a lírica de Everson Boaventura e a trajetória de Faccioli que reafirma o propósito do projeto Poemas da Cidade: ocupar o lugar de direito na memória coletiva, celebrando, neste 8 de abril, a literatura que documenta o suor e a glória da história de Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário