O projeto

Vamos conhecer melhor o projeto Poemas da Cidade?

Inspirado no Concurso de Poesia, realizado por muitos anos (10 edições - de 1993 a 2008) na Paróquia São Geraldo Magella, em Santo André-SP, é que surgiu o projeto POEMAS DA CIDADE, em 2014. Em reunião com os(as) associados(as) da então extinta ACESSO, uma associação que mais tarde desencadeou na criação da Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidaria (Editora COOPACESSO), Leonardo Campos, coordenador e idealizador do projeto, apresentou a ideia de se trabalhar um projeto literário voltado para a poesia e que pudesse reunir, além de poetas em si, um conjunto de atividades de formação, interação e trocas de conhecimentos.

A ideia previa ainda que anualmente se publicasse um livro impresso, a partir de uma temática específica, com o resultado da produção literária-poética desenvolvida pelos poetas. Quanto ao processo de produção / edição do mesmo, este ficaria a cargo da Editora COOPACESSO, em conformidade com os padrões por ela praticados, contendo, claro, o referido resultado textual e poético desenvolvido pelos(as) escritores(as).

Vale destacar também que as etapas previstas pelo projeto, vão desde a realização de encontros de aprofundamento, capacitação, oficinas e/ou palestras, realização de sarau de apresentação dos poemas produzidos, até desencadear com a realização, solidariamente, de um evento solene de lançamento do livro.

Outro destaque importante é para o fato da não exigência ao(a) interessado(a) ter ou não alguma experiência literária e, tampouco o seu estilo poético, desde que o poema por ele(a) apresentado seja inédito e esteja em conformidade com o tema definido, ambientado / desenvolvido sob a ótica do espaço urbano.

Leonardo apresentou tudo isto aos associados(as) e o grupo, por unanimidade, aprovou a proposta. Bem, diante da aprovação, as etapas necessárias para dar início às ações foram encaminhadas e, passo a passo, o projeto foi tomando forma, sendo a ele estabelecidos alguns princípios, objetivos, enfim, as linhas de ações gerais e específicas, respeitando os princípios democráticos, sem distinção de raça, credo, gênero, opção político e ideológica, formação intelectual etc...

Dentre os objetivos principais do projeto estão o de incentivar a expressão literária-poética, como uma manifestação do belo, do cotidiano das cidades, respeitando a realidade de cada participante; a de contribuir para o aprimoramento do universo poético, para a construção de uma sociedade, cada vez mais, de leitores(as) e escritores(as) críticos e conscientes de seu papel social; o de trabalhar cada edição do projeto respeitando o desejo coletivo, visando o aprendizado mútuo e o compartilhamento de novos (ou não) saberes; o de contribuir para o crescimento literário, pessoal e coletivo, bem como para a poesia brasileira.

Dentre as principais missões do Poemas da Cidade estão o de instigar o imaginário e a criação poética, considerando o cotidiano e as paisagens urbanas; estabelecer um diálogo aberto, respeitando as particularidades de cada realidade dos(as) poetas; valorizar cada verso, cada rima, cada estrofe, cada pensamento como especial e único; respeitar o olhar individual de cada poeta sob sua visão de cidade, de cada espaço urbano; não fazer distinção de estilo poético e estar aberto às novas possibilidades, facilitando novos encontros e a troca de experiências; reunir, valorizar, potencializar e divulgar os poetas e suas poesias, num trabalho pautado pelos princípios da solidariedade e da cooperação.

Para quem se interessar participar deverá preencher um formulário de inscrição (online), disponível no site da Editora COOPACESSO e recomenda-se, na medida do possível, que participem do conjunto de atividades realizadas ao longo do ano que são divulgadas antecipadamente, de maneira a possibilitar a participação.

Abaixo as imagens de todas as capas dos livros publicados:

> Ano: 2014
- Tema: Santo André: livre terra querida


> Ano: 2015
- Tema: Santo André: forja ardente de amor e trabalho



> Ano: 2016
- Tema: Santo André: em teu solo semeias a vida


> Ano: 2017
- Tema: Santo André: em teus lares há pão e agasalho


> Ano: 2018
- Tema: Violar direitos é violar a vida


> Ano: 2019
- Tema: Mulheres: alicerce da vida?!


> Ano: 2020
- Tema: Esperançar para a vida transformar


> Ano: 2021
- Tema: Vivendo e aprendendo a viver


> Ano: 2022
- Tema: Despertar é preciso: coragem!


> Ano: 2023
- Tema: A liberdade transforma, o futuro se constrói!!






Um comentário:

  1. Coopacesso sempre inovando e caprichando nas ferramentas que aproximam os poetas da cidade, das letras, dos sonhos e lutas. Coopacesso aproximando poetas de poetas, poetisas de poetisas, poetisas de poetas, construindo redes. (Tu me ensinas poesia, eu te ensino namorar)

    ResponderExcluir