Na tarde de sábado (29/05/2021), foi realizada mais uma atividade relacionada ao projeto Poemas da Cidade – Edição 2021, com uma importante palestra de aprofundamento do tema deste ano “Vivendo e aprendendo a viver”, palestra esta ministrada pelo sociólogo Fernando da Silva Cardoso*, mediada pelo diretor presidente da Editora COOPACESSO e coordenador do projeto, Leonardo Campos e com a participação da Cynthia Magno Panca, da Inez Galardinovic e do Jerônimo de Almeida Neto. Estes três últimos estão no grupo de poetas inscritos para esta edição.
Cardoso trouxe uma abordagem bem abrangente e oportuna do tema, desde os primórdios da civilização humana até os difíceis tempos atuais de pandemia. Clique AQUI para assistir na íntegra a esta palestra. Vale muito a pena!
Abaixo fizemos um recorte de três frases que entendemos marcantes, dentre dezenas de outras, proferidas pelo palestrante:
“Quando uma pessoa ler poesia, ela melhora; quando uma pessoa ler poesia, ela fica melhor porque ela se identifica ou não com a história ali contada através de versos e rimas; quando as pessoas leem, elas se curam”
“Nós precisamos mais do nunca, em ambiente de pandemia, de negacionismos, fazer um movimento revolucionário, lendo mais, fazendo com que as nossas crianças leem mais”...
“Os poetas são pessoas mais simples porque preservaram o foco no que é belo, no que é simples, no que é emoção. Poesia: ela é o conteúdo do belo, do amor de mãe, do ato de solidariedade, onde mesmo um analfabeto, mesmo sem ter ido à faculdade, consegue trazer um ensinamento completo, num ato de bondade, um pão que se reparte, uma mesa que se oferece, uma porta que se abre, uma história que ninguém esquece, um verso, um poema, uma canção, ah! Senhoras e senhores, remédio para o coração!”
O projeto “Poemas da Cidade”, conforme cronograma estabelecido, na data desta palestra, encerrou-se o período de inscrições e a próxima atividade ocorrerá no próximo dia catorze de agosto, com a realização do sarau de apresentação dos poemas escritos por cada poeta ao grupo que participa do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário