Na tarde do sábado (11/05/2019), a Editora COOPACESSO, orgulhosamente, pôde propiciar mais um momento memorável com a realização de uma palestra de aprofundamento do tema do projeto Poemas da Cidade, edição 2019, “Mulheres: alicerce da vida?!, ministrada pela Silmara Conchão que é Socióloga, ativista do Movimento de Mulheres, professora da Faculdade Medicina do ABC, Mestra em Sociologia, Doutora em Ciências da Saúde e Secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André na gestão de 2013-2016.
Silmara, além de muitos outros aspectos, trouxe a reflexão da importância da mulher na sociedade, como ela é vista e do enorme retrocesso que o atual momento político em que estamos mergulhados, ainda mais nesta “sociedade patriarcal (que), está assim dizendo publicamente, todos os dias, que política não é lugar de mulher, que o trabalho da mulher é desvalorizado...”.
Silmara chamou a atenção para uma questão forte que é o feminicídio. Que lar a gente defende? Ela questiona e responde com propriedade: “voltar para casa em paz em um lar sem violência, que meninas e mulheres não tenham medo de voltar para suas casas... Se pegar em um ano... setenta por cento dos homicídios são cometidos por companheiros e ex-companheiros, são mortes evitáveis... Se a gente tiver esse compromisso de desconstruir este sexicismo, a gente vai prevenir mortes de mulheres e meninas a cada dia”.
O evento foi transmitido ao vivo na página da Editora COOPACESSO, no facebook [clique AQUI e assista na íntegra] e uma das interações foi a de Davi Damarques, inscrito no projeto, que provocou uma reflexão interessante e, por que não, também poética: “Sei lá, acho que pra mim a mulher é pura poesia, já vi mulheres desconstruir a real importância da Mulher. Assim como homens também. Existem Homens e homens, Mulheres e mulheres”.
Seja na rede social ou de corpo presente, todo o encontro foi bem interativo com o público e, claro, muito enriquecedor, não apenas para o projeto em si, mas para todas as pessoas em geral que precisam se voltar para esta reflexão e atitude em busca de vivermos uma sociedade onde as diferenças entre mulheres e homens sejam apenas fisiológicas, ou seja, no campo da natureza humana tão perfeita e linda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário